USO DE INOCULANTES NA COMPOSTAGEM

Os microrganismos são os responsáveis pelo desenvolvimento do processo de compostagem, pois transformam a matéria orgânica dentro dos seus próprios organismos, em processo metabólico, naquilo que constitui húmus puro. A compostagem é uma seqüência de ações de microrganismos sobre a matéria orgânica, que compreende uma primeira etapa de ação exclusiva dos microorganismos (fungos, bactérias e actinomicetos) e a segunda etapa, que inclui também macrorganismos (insetos e outros organismos vivos).
Estes organismos fazem a decomposição em fases distintas, para obter a bioestabilização do composto (material grosseiro) e a humificação do composto (material na forma de húmus).
Para otimizar o processo de compostagem é recomendável inocular o composto com microorganismos favoráveis. E isto pode ser feito sem haver a necessidade de comprar qualquer inoculante, basta tirar uma porção de solo orgânico. Esta porção será polvilhada por cima das camadas durante a confecção da pilha. Depois de feita as primeiras pilhas, as próximas, receberão ao invés da terra uma porção de composto (inoculante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário