A adubação na agricultura ecológica

Na agricultura ecológica e orgânica a adubação mineral é a complementação da orgânica. É considerado que um solo rico em matéria orgânica é capaz de transformar os minerais existentes em formas assimiláveis pelas plantas.
Para determinar quantidade dos nutrientes a ser aplicado, principalmente o nitrogênio deve ser considerando vários fatores: a fertilidade do solo, o teor de matéria orgânica, a época do cultivo (condições climáticas: temperatura e umidade) e o estado sanitário. Por estas razões, devem ser feitas a análise do solo, análise foliar e solicitada a orientação agronômica.
Os fertilizantes minerais somente deverão ser usados, desde que comprovada a necessidade de uso, num programa que atenda a correção da fertilidade em longo prazo, juntamente com outras técnicas tais como adição de matéria orgânica, manejo de adubos verdes, rotações de culturas e fixação de nitrogênio pelas plantas.
É recomendado no sistema orgânico, que os fertilizantes minerais devam ser aplicados na forma natural, podendo sofrer tratamento físico, não devendo ser aplicadas fórmulas solúveis e nem fertilizantes submetidos a tratamento químico. Os adubos minerais não sintéticos e os fertilizantes biológicos produzidos fora da unidade de produção (de origem conhecida) devem ser considerados suplementares e não como fonte de reposição de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário