Controle de pragas com os adubos verdes

Efeito sobre doenças e pragas: A cobertura exerce grande efeito sobre a microflora e microfauna que residem no solo. Pode ter efeito significativo sobre decréscimo ou aumento de incidência ou severidade de doenças em plantas.

Promove desenvolvimento de toda flora e vegetais inferiores que exercem papel importante na sustentabilidade e manutenção da vida no solo. Este equilíbrio é fundamental para sobrevivência de micro e macroorganismos.

Como exemplo, o uso de cobertura morta ou "mulch" no feijoeiro constitui excelente medida de controle de Rhizoctonia, evitando ou reduzindo o salpicamento de inóculo presente no solo, via água de irrigação ou chuva, para órgãos sadios da planta.

Trabalhos utilizando diferentes tipos de coberturas, tais como palha de arroz, em cultura de feijoeiro constatou-se significativa redução na incidência de Rhizoctonia solani e conseqüente aumento na produção. Foi verificado que no emprego de cobertura com matéria orgânica, o pH do solo tem influência positiva sobre a microflora antagonista aos diversos fungos de solos.

Existem relatos de que a adição de organismos antagonistas, como por exemplo, fungos Trichoderma spp. e Gliocladium spp. em compostos orgânicos, pode ter grande potencial no controle de doenças de plantas, atuando como controle biológico de patógenos de solo. Pesquisas demonstram que a cobertura de palha na cultura do morango é eficiente no controle de Phytophthora cactorium agente causal da doença de raiz, chegando a índices de 95-99% de controle.
A cobertura do solo com matéria orgânica poderá ser utilizada para outros fins, como para melhorar o habitat de ninfas de Myndus crudus, uma vez que a cobertura lhe serve como abrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário