A correção dos solos na agricultura orgânica

A correção do solo, consiste na incorporação no solo, de cálcio, fósforo, magnésio, enxofre e outros, em vista da deficiência destes nutrientes deve ser determinada na análise de solo.
No sistema agroecológico o objetivo da incorporação da correção ou calagem do solo é buscar o equilíbrio dos nutrientes no solo. Somente deverá ser realizada a correção da acidez do solo desde que comprovada a sua necessidade por análise do solo, considerando que a adição de matéria orgânica ao solo promove, em longo prazo, a redução de sua acidez.
Normalmente os corretivos de solo são necessários para iniciar o processo de agricultura orgânica em muitos tipos de solo. Posteriormente, quando as condições de equilíbrio do solo, com a utilização de matéria orgânica, adubação orgânica, incorporação de adubos verdes e o manejo do solo, os teores de cálcio e magnésio vão se adequando, e praticamente não é necessário o emprego de corretivos minerais.
Quando for necessária a fosfatagem do terreno, a aplicação de calcário é feita posteriormente, um mês após a fosfatagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário