Consorciação - Uma prática recomendável

Consorciar significa plantar uma espécie de hortaliça e instalar outra hortaliça ou uma planta de adubo verde nas entrelinhas (no meio, entre duas linhas da hortaliça). Em hortaliças: A adubação verde, especialmente com o emprego de leguminosas, em pré-plantio ou consorciadas com as hortaliças tem reconhecido valor para estas culturas. Além do fornecimento de nitrogênio, via fixação biológica, as leguminosas de porte erecto podem também acelerar o desenvolvimento vegetativo de culturas consorciadas por efeito do sombreamento.
Há trabalhos de pesquisa de campo, como de César (2006), que demonstram a vantagem do plantio consorciado do pimentão com adubos verdes. A Crotalária juncea, foi semeada nas entrelinhas do pimentão (no outono) em carreiras duplas espaçadas de 0,30 m entre si, na densidade de 30 sementes por metro linear de sulco, sete dias antes do transplantio do pimentão.
As linhas centrais ou interiores foram cortadas rente ao nível do solo, 27 dias após o transplantio do pimentão, sendo o corte das restantes efetuado aos 45 dias depois do transplante. Foi verificado que houve vantagens agronômicas para a cultura do pimentão com cobertura do solo, retenção da umidade e redução da infestação de ervas invasoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário