Adubos verdes são importantes para os solos

Adubo verde é o termo empregado para designar plantas utilizadas para recuperar e melhorar as características do solo. O adubo verde pode ser utilizado para promover a cobertura viva e morta do terreno, assim como para a produção de fitomassa. Biomassa vegetal compreende toda matéria orgânica que pode ser aproveitada, seja de adubo verde ou restos de culturas, que poderá ser aproveitado, com diferentes objetivos.

O adubo verde tem efeito melhorador do solo, pois favorece a sua estruturação, quantidade de nutrientes e conservação, isto é, é uma garantia da melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo. É utilizado para a preservação ambiental, reduzir o emprego de insumos fertilizantes, apoiar a produção de alimentos, como hortaliças de cultivos anuais e sustentar fruteiras agrícolas.
Os adubos verdes constituem a melhor alternativa para a produção de biomassa vegetal. Com ela poderá ser deixado sobre o solo para recuperá-lo, protegê-lo ou ser utilizado para a produção de compostos orgânicos.
Deve-se estimular o plantio de adubos verdes e plantas ricas em carbono (gramíneas) para produção de biomassa, mantendo a atividade microbiana do solo e aumentando a capacidade de retenção de água e nutrientes. Na rotação de culturas ou intervalo entre os plantios, utilizar de preferência uma mistura de adubos verdes, com plantas leguminosas e gramíneas, para melhorar a fertilidade, estrutura e erradicação de pragas e patógenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário